terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Vida


Vida

     Em resumo não existe um conceito de vida. Na verdade há características de vários seres vivos que em comum podemos atribuir à vida, como: comer, se reproduzir, morrer, etc.
      Todo ser vivo é composto por matéria, que por sua vez é composta por moléculas que é composta por átomos. A diferença química entre uma rocha e um gato é a complexidade das combinações e organizações entre estes átomos.

      Alguns conceitos de seres vivos:
  • Procariontes: São seres cujas células não possuem um núcleo bem definido e não apresentam algumas organelas celulares. Dito menos evoluídas.
  • Eucariontes: São seres que apresentam um núcleo celular bem definido e uma grande quantidade de organelas celulares. Dito mais evoluídas. 
Exemplo de células procariontes e eucariontes.
  • Unicelulares: Possuem o organismo formado por apenas uma célula.
Exemplos de seres unicelulares.

  • Pluricelulares: Possuem o organismo formado por duas ou mais células. 
Exemplo de seres pluricelulares.

  • Autótrofos: São seres que produzem o próprio alimento. Podem ser: Fotossintetizantes, possuem clorofila e produzem o alimento à partir de elementos inorgânicos( CO2 e água) e utilizam a energia luminosa para isso; Quimiossintetizantes produzem moléculas orgânicas através de reações de oxidação.
Exemplo de seres autotróficos (que produzem o próprio alimento).

  • Heterotróficos: São seres que não fabricam o próprio alimento, a alimento pode ser obtido por ingestão ou absorção. 
Exemplo de seres heterotróficos (que não produzem o próprio alimento)

      Quanto ao metabolismo de seres vivos, que é um conjunto de reações químicas que tem por objetivo armazenar ou consumir energia para manter o ser de fato vivo. O metabolismo é dividido em dois tipos: Anabolismo, reação de síntese, é a produção de algo, normalmente associada ao armazenamento. É aqui que faz as pessoas criarem ou barriga ou músculo. Anabolizante não é "apenas bomba"; Catabolismo, é a reação de quebra, ou seja utilização de tudo que havia até aqui sido armazenado.
  • Reprodução Assexuada: Ocorrem sem a presença de gametas. Geralmente feita por seres ditos simples estruturalmente, acontece normalmente pela divisão do próprio ser.
Reprodução assexuada por cissiparidade.

  • Reprodução Sexuada: Apresenta a utilização de gametas, células que carregam material genético. No filhote, metade de sua carga genética é derivada do pai e a outra metade da mãe, essa combinação gera  a hereditariedade e pode causar mutações, que são modificações no material genético, podendo elas serem boas ou ruim.  
Esquema da reprodução sexuada da espécie humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário