terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Origem do Universo - Teorias

Origem do universo - Teorias

     Em resumo há dois tipos de teorias, as cientificas e as religiosas.
     Quanto as cientificas a mais comum é a do "Big Bang". A mais de 20 bilhões de anos uma grande quantidade de massa e energia contida em um "ovo cósmico", mantida a grande pressão, fez o ovo explodir, liberando a energia e matéria para todos os lados, como uma bela bomba dentro de uma bela melancia. Parte desta matéria virou estrelas e outras planetas, asteroides, etc. Acredita-se que o universo tenha um formato cilíndrico e que a cada ano que passa ele aumente ainda mais, como se o efeito da explosão estivesse em câmera lenta à 20 bilhões de anos.

  

     Alguns acreditam que esta explosão terá um efeito de mola, ou seja, quanto ela alcançar o ponto máximo de sua expansão em câmera ultra-mega-lenta, ela vai iniciar um processo de contração, voltando ao ovo cósmico inicial, como uma em câmera ultra-mega-lenta-reversa.
     Quanto as teorias religiosas de criação do universo há várias, onde a mais aceita é da religião a qual a pessoa pratica. Podem ser desde as ditas pagãs, passando pelas clássicas e chegando nas atuais. Quase todas falam de um ser supremo, que muitas vezes não conta sua origem, mas por algum motivo decide construir um universo e colocar nele algumas estrelas e planetinhas e ir brincando a partir disso. Entre estas teorias ficam: Africanas, Celtas, Cristã, Egípcias, Greco-romanas, Japonesas, Nórdicas,etc.  

Origem da Vida

     Assim como para explicar a origem do universo, temos teorias cientificas e religiosas.
     Teorias Cientificas
     Panspermia: Não é bem uma teoria da origem da vida, mas uma teoria para origem da vida na Terra. Segundo esta teoria a vida na terra originou a partir da queda de algum corpo extraterrestre que carregava alguma partícula que possa ter puxado o gatilho para a origem da vida, ou até mesmo carregava as primeiras formas de vida. A pesar de parecer absurdo para algumas pessoas, devemos lembrar que conhecemos apenas um único ponticulo do universo e que dificilmente este seja o único lugar com vida. Em 2001 na Índia ocorreu um fenômeno chamado "Chuva de Sangue", uma densa chuva de cor avermelhada e com aparência de sangue. Analisando a água desta chuva percebeu-se que nela continham células, que depois de diversos estudos e pesquisas foi concluído que tanto a célula quanto seu material genético não eram compatíveis com nenhuma forma de vida terrestre. 
"Chuva de Sangue"

Pesquisador com uma amostra do meteorito que contem em seu interior as mesmas células da "Chuva de Sangue".

Abiogênese: Em tradução seria como "A vida surge a partir de algo inanimado, sem vida." Também conhecida como Geração Espontânea. Nesta teoria fala-se que a vida literalmente era originada do nada, e era possível criar receitas para "produzir" vida. Ex: Pegue um saco de farinha, guarde-o em um porão, coloque sobre ele um tecido sujo que dentro de algumas semanas ira produzir ratos dali. Assim como o experimento mais comum de todos, colocar um pedaço de carne em um frasco e deixa-lo aberto, dentro de dias haverá sido "criado" larvas de moscas. Apesar de estranho o fato é que até na teoria mais aceita a vida de fato surgiu a partir de material sem vida, conhecido como aminoácidos, não é exatamente a mesma coisa, mas tem um toque em comum.

Apesar deste experimento estar associado a abiogênese, o experimento de Francesco Redi serviu para refutar esta teoria.
Biogênese: Omne vivum ex vivo, A vida é gerada a partir da vida. Veio como uma modificação da abiogênese, com os estudos de Louis Pasteur, o caldo de carne fervido e mantido no balão de vidro com bico de pescoço de cisne. Esta peça de vidro impedia de o ar entrar em contato com caldo, que com isso impossibilitava a propagação dos microscópios contidos nele e germinação no caldo.


Louis Pasteur, seu experimento deu origem ao processo de pasteurização utilizado até hoje pela industria alimentícia.
Teorias de Oparin e Haldane: Também conhecido como experimento dos coacervados, por este experimento foi possível provar a produção de aminoácidos, componente básico de qualquer forma de vida, a partir de material inanimado.

Terra com alta temperaturas + descargas elétricas + diversos tipos de gases = primeiros aminoácidos.
     Aqui basicamente, na Terra primitiva, onde havia uma alta temperatura, concentração de diversos gases e grandes quantidades de descargas elétricas. Este conjunto começou a formar os primeiros aminoácidos que em seguida pode ter dado origem as primeiras formas de vida. Mais tarde todo este processo foi refeito em laboratório e de fato os objetivos foram conseguidos. 

Experimento que testa as ideias de Oparin, realizado por Stanley Müller, Sidney Fox e outros em 1953. Em 1957 Sidney w. Fox aqueceu uma mistura de aminoácidos e obteve um composto semelhante as proteínas.

Hipótese Heterotrófica: Esta afirma que os primeiros seres vivos terrestres eram formados de compostos orgânicos e eram muito simples. Como não havia oxigênio livre, logo possuíam respiração anaeróbia (sem oxigênio), mas eram heterótrofos, ou seja, não produziam o próprio alimento. Com o processo evolutivo a, a alimentação a base de carboidratos captação de energia pela decomposição de carboidratos foram melhorando . Organismos mais adaptados se reproduziam mais, com isso a quantidade de alimentos foi reduzida e a competição por alimento aumentando. uma variação evolutiva nos seres começou a permitir a produção de seu próprio alimento, o que era uma grande vantagem. Assim teriam surgido os primeiros seres fotossintetizantes, que por sua vez iniciaram uma grande liberação de oxigênio na atmosfera. Com a atmosfera rica em oxigênio, os primeiros seres aeróbios surgiram, equilibrando assim a comunidade dos seres vivos.  


Teoria Religiosa
Criacionismo: É a teoria aprendida nos templos e igrejas. Ela fala sobre uma divindade que após ter termina de criar o universo criou também a vida como a conhecemos. Aqui vale lembrar que esta teoria não aceita a evolução.

"A Criação de Adão" Michelangelo.
Para se ter uma comparação entre o surgimento do homem na Terra, com o surgimento dela, imagine um livro de +/- 33 paginas, a ultima letra é o ponto aproximado do surgimento do homem. Se esta mesma comparação for feita com a origem do universo aquele livro passaria a ter +/- 143 páginas e novamente a ultima letra seria o surgimento da raça humana. 

Segue abaixo 2 videos, um mostrando uma parte do universo e comparando seus tamanhos e o segundo um do Filósofo Brasileiro Mario Sergio Cortella.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário