Origem do universo - Teorias
Em resumo há dois tipos de teorias, as cientificas e as religiosas.
Quanto as cientificas a mais comum é a do "Big Bang". A mais de 20 bilhões de anos uma grande quantidade de massa e energia contida em um "ovo cósmico", mantida a grande pressão, fez o ovo explodir, liberando a energia e matéria para todos os lados, como uma bela bomba dentro de uma bela melancia. Parte desta matéria virou estrelas e outras planetas, asteroides, etc. Acredita-se que o universo tenha um formato cilíndrico e que a cada ano que passa ele aumente ainda mais, como se o efeito da explosão estivesse em câmera lenta à 20 bilhões de anos.
Alguns acreditam que esta explosão terá um efeito de mola, ou seja, quanto ela alcançar o ponto máximo de sua expansão em câmera ultra-mega-lenta, ela vai iniciar um processo de contração, voltando ao ovo cósmico inicial, como uma em câmera ultra-mega-lenta-reversa.
Quanto as teorias religiosas de criação do universo há várias, onde a mais aceita é da religião a qual a pessoa pratica. Podem ser desde as ditas pagãs, passando pelas clássicas e chegando nas atuais. Quase todas falam de um ser supremo, que muitas vezes não conta sua origem, mas por algum motivo decide construir um universo e colocar nele algumas estrelas e planetinhas e ir brincando a partir disso. Entre estas teorias ficam: Africanas, Celtas, Cristã, Egípcias, Greco-romanas, Japonesas, Nórdicas,etc.
Origem da Vida
Assim como para explicar a origem do universo, temos teorias cientificas e religiosas.
Teorias Cientificas
Panspermia: Não é bem uma teoria da origem da vida, mas uma teoria para origem da vida na Terra. Segundo esta teoria a vida na terra originou a partir da queda de algum corpo extraterrestre que carregava alguma partícula que possa ter puxado o gatilho para a origem da vida, ou até mesmo carregava as primeiras formas de vida. A pesar de parecer absurdo para algumas pessoas, devemos lembrar que conhecemos apenas um único ponticulo do universo e que dificilmente este seja o único lugar com vida. Em 2001 na Índia ocorreu um fenômeno chamado "Chuva de Sangue", uma densa chuva de cor avermelhada e com aparência de sangue. Analisando a água desta chuva percebeu-se que nela continham células, que depois de diversos estudos e pesquisas foi concluído que tanto a célula quanto seu material genético não eram compatíveis com nenhuma forma de vida terrestre.
"Chuva de Sangue" |
Teorias de Oparin e Haldane: Também conhecido como experimento dos coacervados, por este experimento foi possível provar a produção de aminoácidos, componente básico de qualquer forma de vida, a partir de material inanimado.
Terra com alta temperaturas + descargas elétricas + diversos tipos de gases = primeiros aminoácidos. |
Aqui basicamente, na Terra primitiva, onde havia uma alta temperatura, concentração de diversos gases e grandes quantidades de descargas elétricas. Este conjunto começou a formar os primeiros aminoácidos que em seguida pode ter dado origem as primeiras formas de vida. Mais tarde todo este processo foi refeito em laboratório e de fato os objetivos foram conseguidos.
Experimento que testa as ideias de Oparin, realizado por Stanley Müller, Sidney Fox e outros em 1953. Em 1957 Sidney w. Fox aqueceu uma mistura de aminoácidos e obteve um composto semelhante as proteínas.
Hipótese Heterotrófica: Esta afirma que os primeiros seres vivos terrestres eram formados de compostos orgânicos e eram muito simples. Como não havia oxigênio livre, logo possuíam respiração anaeróbia (sem oxigênio), mas eram heterótrofos, ou seja, não produziam o próprio alimento. Com o processo evolutivo a,
|
Teoria Religiosa
Criacionismo: É a teoria aprendida nos templos e igrejas. Ela fala sobre uma divindade que após ter termina de criar o universo criou também a vida como a conhecemos. Aqui vale lembrar que esta teoria não aceita a evolução.
"A Criação de Adão" Michelangelo. |
Para se ter uma comparação entre o surgimento do homem na Terra, com o surgimento dela, imagine um livro de +/- 33 paginas, a ultima letra é o ponto aproximado do surgimento do homem. Se esta mesma comparação for feita com a origem do universo aquele livro passaria a ter +/- 143 páginas e novamente a ultima letra seria o surgimento da raça humana.
Segue abaixo 2 videos, um mostrando uma parte do universo e comparando seus tamanhos e o segundo um do Filósofo Brasileiro Mario Sergio Cortella.
Nenhum comentário:
Postar um comentário