sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Reino Protista

Reino Protista

     O reino protista compreende as algas microscópicas (ditas inferiores, as superiores são classificadas no reino vegetal) eucariontes e os protozoários. Todos os seres deste reino são unicelulares e eucariontes, podendo viver de maneira isolada ou formar colônias. 

Protozoários

     Protos > primeiros
    Zoo > animais
Primeiros animais ou animais inferiores

     Essa denominação é em função a duas características apresentadas por eles que são o fato de se movimentar e o de não conseguirem produzir o próprio alimento (heterótrofos). Sendo que sua alimentação pode ser por ingestão (ocorre a entrada do alimento através de uma abertura) ou por absorção (através da própria membrana plasmática).
     Estima-se que haja mais de 45.000 espécies de protozoários com diferentes formas, tamanhos e características. Destes aproximadamente 7.000 são parasitas, 18.000 de vida livre e 20.000 são fósseis. Grande parte dos protozoários são aeróbios. Mesmo sendo eucariontes não apresentam uma grande diversidade de organelas, por vezes, apenas alguns vacúolos e o núcleo organizado. Sua classificação fica por conta do seu sistema de locomoção:

Diferenciação de protozoários por tipo de locomoção: pseudópodes, flagelados, ciliados e sem locomoção.

  • Rizópodos ou Sarcodíneos: sua locomoção é através da formação de pseudópodes (falsos-pés) que são prologamentos de sua membrana plasmática (semelhante a fagocitose), é um movimento lento e caracteriza os ameboides. Algumas espécies por viverem dentro d'água acabam por apresentar uma organela chamada vacúolo pulsátil ou contrátil, que serve para eliminar água de seu interior. Como o interior do protozoário é mais concentrado a tendência é água entrar por osmose e para que ele não se exploda, parte da água deve sair, criando assim um controle. Quanto ao seu modo de reprodução, é por cissiparidade.
  • Ciliados ou Cilióforos: sua locomoção é feita por cílios, um conjunto de fios pequenos e que se apresentam em grandes quantidades. Apesar de alguns seres parasitas a maioria é de vida livre.
  • Flagelados ou Mastigóforos: sua locomoção é feita por flagelos, são longos fios, mas se apresentam em poucas quantidades. São os mais primitivos, podem apresentar vida livre ou parasitária, alguns ainda podem ter relações simbiônticas com outros seres.  
  • Esporozoários: não apresentam uma estrutura de locomoção, por este motivo são parasitas intracelulares.
Algas Protistas ( algas inferiores)

     Responsáveis pela maior produção de oxigênio do planeta. São unicelulares, eucariontes e autotróficas por fotossíntese. Podem viver em água doce ou salgada, tendo sua reprodução basicamente de forma assexuada por cissiparidade. São classificadas em:

Euglenófitas

Crisófitas

Pirrófitas

  • Euglenofíceas - euglenas, são mixotróficas (possuem a capacidade de produzir o próprio alimento, autotróficas, mas para garantir sua sobrevivência possuem a capacidade de se alimentar de maneira heterotróficas).
  • Crisofíceas - diatomáceas ou algas douradas.
  • Pirrofíceas - dinoflagelados ou algas de fogo.
Plâncton





      Plâncton é um conjunto de seres vivos microscópicos ou de tamanhos muito pequenos que vivem em suspensão na água dos rios, lagos e oceanos. São divididos em dois grupos:
  • Fitoplâncton: são basicamente algas, dinoflagelados e diatomáceas, capazes de produzir seu próprio alimento.
  • Zooplâncton: são organismos consumidores, heterotróficos. São representados por protozoários, pequenos crustáceos e larvas de diversos peixes e invertebrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário