Reprodução
É a capacidade dos seres vivos de formar novos seres da mesma espécie. Pode ocorrer pelo aumento do número de indivíduos ou por modificações genéticas.
Tipos de Reprodução
"Reprodução" assexuada |
O critério utilizado é a presença ou não de gametas.
- Reprodução Sexuada ou Gâmica - Com a presença de gametas, permite a recombinação de genes, aumentando a sobrevivência de uma espécie e sua variabilidade genética.
- Reprodução Assexuada ou Agâmica - Não possui a presença de gametas, logo não há recombinações de genes nem variabilidade genética. Todos os organismos descendentes de um organismo-mãe é morfologicamente e geneticamente idêntico, porém podem ocorrer mutações genéticas.
Tipos de Reprodução Assexuada
Genericamente ocorrem de duas maneiras: divisão ou brotamento.
"Reprodução" por cissiparidade. |
- Cissiparidade, Bipartição, Divisão Binária ou Divisão Simples - Ocorre em seres unicelulares, e consiste em uma divisão celular simples, podendo ser:
- Transversal - no sentido de menor eixo.
- longitudinal - no sentido de maior eixo.
- Irregular - sem sentido.
A cissiparidade que há em seres unicelulares plurinucleados chama-se plasmotomia.
Reprodução por brotamento |
- Gemiparidade ou Brotamento - O corpo do organismo-mãe forma um broto ou gema, que pode vir a se destacar e formar um novo organismo isolado ou ficar aderido e formar uma colônia.
- Gemulação - O organismo (esponja marinha) produz gêmulas que se mantem em estado latente. Quando o meio sofre uma grande variação e volta a se estabilizar as gêmulas saem do estado de latência e formam novos indivíduos.
- Esporulação - Semelhante a gemulação, mas com esporos e ocorre em fungos, bactérias e algas.
- Politomia ou Divisão Múltipla - O núcleo da célula se fragmenta e cada fragmento é envolto por uma porção do citoplasma e membrana. Por fim cada fragmento irá originar um novo ser. Há dois tipos:
- Esporogonia - Há um processo sexuado seguido de um assexuado.
- Esquizogonia - Há apenas o processo assexuado.
- Esquizogênese ou Laceração e Regeneração - O organismo sofre múltiplas fragmentações traumáticas seguidas de regeneração. Cada fragmento dará origem a um novo organismo.
- Estrobilização - O corpo do animal é multissegmentado transversalmente e cada segmento libera um novo ser. Apresentam metagênese ou alternância de gerações (reprodução onde há uma fase sexuada e uma assexuada).
Tipos de Reprodução Sexuada
Ocorre com a presença de gametas, células haploides ou n (células que carregam metade do material genético do organismo), especializadas em reprodução, formadas por um processo de divisão celular denominado meiose. Com exceção dos gametas as demais células são diploides ou 2n (carregam todo o material genético do organismo), originam se de fecundação (zigoto) ou de um processo de divisão mitótica e são chamadas de células somáticas.
Normalmente os gametas são produzidos em órgãos especializados denominados gônadas. As masculinas são os testículos que produzem espermatozoides e as femininas são os ovários que produzem óvulos.
Os indivíduos ainda são separados por:
Hermafroditas |
- Monoicos, hermafroditas ou bissexuados - apresentam os dois sistemas reprodutores funcionais.
- Dioicos ou unissexuados - apresentam apenas um sistema reprodutor funcional, sendo então ou fêmea ou macho.
Fecundação
É todo processo de união entre núcleos de dois gametas um feminino e outro masculino, a este processo da-se o nome de cariogamia, singamia ou anfimixia.
Em alguns animais ocorre a polispermia, que é quando mais de um espermatozoide penetram o mesmo óvulo. Em outros ocorre a monospermia, quando um espermatozoide penetra o óvulo, em ambos os casos apenas um espermatozoide ira fecundar o óvulo (realizar a cariogamia).
Classificações
- Quanto ao número de indivíduos:
- Autofecundação - Ocorre em alguns hermafroditas e sempre em apenas um organismo. É quando o gameta masculino fecunda o próprio gameta feminino. Para evitar este processo na natureza ocorre a diferenciação de maturação das gonadas (dicogamia), podendo ser a masculina primeiro (protandria) ou a feminina primeiro (protoginia).
- Fecundação Cruzada - Podem ocorrer em qualquer organismo que produza gametas, porém serão necessários dois organismo, um para doar o espermatozoide e outro para doar o óvulo.
- Quanto ao local:
- Fecundação Interna - Ocorre no interior do corpo da fêmea.
- Fecundação Externa - Ocorre fora do corpo da fêmea.
- Quanto ao desenvolvimento:
- Indireto - Há a presença de um estágio larval entre a fase de ovo e a adulta, pois há uma deficiência nas reservas energéticas do ovo. Alguns classificam a fase de larva como a fase nutritiva e fase adulta como a reprodutiva.
- Direto - Não há estágio larval.
- Quanto ao local da fecundação e ao desenvolvimento:
- Ovulíparos - Fecundação e desenvolvimento externo.
- Ovíparos - Fecundação interna e desenvolvimento externo.
- Ovovivíparos - A fêmea retem o ovo em seu corpo e libera-o com o desenvolvimento embrionário já concluído.
- Vivíparos - A fêmea retem o embrião até o seu desenvolvimento completo, protegendo-o e mantendo uma relação trófica com ele.
Tipos de Reprodução Sexuada
Ela pode ser do tipo autogâmica quando os gametas forem originados do mesmo indivíduo ou heterogâmica quando os gametas são de indivíduos diferentes, esta ainda pode ser isogâmica (gametas morfologicamente iguais) ou anisogâmica ( gametas morfologicamente diferentes).
Formas Especiais de Reprodução Sexuada
Partenogênese - o óvulos e desenvolve sem a presença do espermatozoide, portanto sem fecundação, possuindo assim apenas os genes maternais, entre eles ainda há os tipos:
- Arrenótoca - forma apenas machos.
- Teliótoca - gera somente fêmeas.
- Deuterótoca - pode gerar tanto fêmeas quanto machos.
Neotenia - comum em estágio larval. Há espécies que apresentam dois períodos de maturação sexual: um na fase jovem ou larval e outra na fase adulta. Esse fenômeno denomina-se dissogenia.
Poliovulação - a fêmea libera simultaneamente dois ou mais óvulos que serão fecundados no mesmo período, gerando gêmeos fraternos que possuem material genético diferentes.
Poliembrionia - a formação de um único ovo, que, posteriormente, origina dois ou mais indivíduos, apresentam material genético "idêntico". Em alguns casos onde não há a separação completa dos gêmeos, origina-se os siameses.
Conjugação - ocorre em procariontes, onde não há meiose e portanto sem gametas, verifica-se apenas a duplicação de parte do material genético, que é transferido de um ser doador para outro ser receptor.
Metagênese ou Alternância de Gerações - o processo de reprodução é composto de duas fases uma sexuada e duas assexuadas, ao longo das gerações.